ARTIGOS DE PPR

        Relação de artigos em Prótese Parcial Removível


REABSORÇÃO ÓSSEA NAS REMOVÍVEIS. TÉCNICAS DE ANÁLISE PARA EXTREMIDADES LIVRES 

MONTENEGRO, F. L. B. et al. 
Os autores fazem uma análise das diversas técnicas utilizadas, para a determinação da reabsorção óssea causada por próteses parciais removíveis Classe I de Kennedy.
(4p. 37ref. 1f.) Rev. Gaúcha Odont.



INFLUÊNCIA DA HIGIENE ORAL E DO PLANEJAMENTO DA ESTRUTURA METÁLICA NAS CONDIÇÕES PERIODONTAIS DOS DENTES SUPORTES EM CASOS DE PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS DE EXTREMIDADE LIVRE

ZUIM, P. R. J. et al. 
O presente trabalho avaliou os efeitos da utilização de próteses parciais removíveis de extremidade livre com conectores menores na mesial e distal após 1 ano de uso, combinados com a avaliação da eficácia da remoção da placa bacteriana pelos pacientes, distinguindo o tipo de prótese que apresenta resultados mais favoráveis sob o ponto de vista da conservação das estruturas orais.
(11p. 33ref. 2f.) Rev. Odont. UNESP


PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL DE CURSO ROTACIONAL
SCHÄFER, G. C. et al. 

Foi realizada uma revisão de literatura sobre prótese parcial removível de curso rotacional, destacando indicações e contra-indicações, princípios de inserção, o preparo dos dentes pilares e as exigências do desenho deste tipo de prótese. Procurou-se, através deste trabalho, abordar a existência de uma opção em prótese parcial removível.(7p. 15ref. 5f.) Stomatos 


ESTABELECENDO AS RELAÇÕES INTERNAXILARES EM PRÓTESES REMOVÍVEIS DO TIPO CLASSE I SUPERIOR E INFERIOR
VERGANI, C. E. 

Será descrito um caso clínico (Classe I superior e inferior) em que foram utilizadas bases de registro para a determinação da dimensão vertical de oclusão e relação central.
(6p. 6ref. 18f.) JBC: J. Bras. Odont. Clínica  



MOLDAGENS FUNCIONAIS EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL
CUCCI, A. L. M. et al. 

Este artigo descreve algumas técnicas de moldagem funcional que podem ser utilizadas nas reabilitações com próteses parciais removíveis.
(6p. 7ref. 18f.) JBC: J. Bras. Odont. Clínica  



AS PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS E AS IATROGENIAS EVITÁVEIS
COSTA, M. M. et al. 

As Próteses Parciais Removíveis nem sempre são realizadas corretamente no que diz respeito à localização correta de seus componentes, sendo que, nestes casos este tipo de aparelho pode contribuir para o início de patologias bucais, entre os quais se destacam as doenças periodontais. No presente trabalho procuramos enfocar a localização do limite terminal do conector principal com relação à raiz do dente suporte, em casos de extremidade livre. 

(3p. 6ref. 7f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central




ATTACHMENTS RESILIENTS. APROVEITAMENTO ATIVO DE RAÍZES - SISTEMA SPHERICAL PIVOT LINE. UM CASO CLÍNICO
SILVA, A. M. et al. 

Apresenta-se e discute-se os procedimentos clínicos para a reabilitação oral de uma paciente através de prótese parcial removível com attachments tipo Spherical Pivot Line.
(9p. 8ref. 28f.) Odonto Pope



PRINCÍPIOS BIOMECÂNICOS EM PPR
KLIEMANN, C. & OLIVEIRA, W

As forças funcionais ou parafuncionais recebidas pela PPR são transmitidas aos tecidos de suporte. A direção e o sentido da força estabelecem três diferentes princípios biomecânicos: retenção, suporte e estabilidade.
(8p. 17ref. 29f.) Rev. Ass. Paul. Cirurg. Dent.



SIGNIFICADO CLÍNICO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS METÁLICAS EMPREGADAS EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (PPR) REIS, R. et al. 

O objetivo desta revista da literatura é o de comparar as diversas ligas utilizadas na confecção de estruturas metálicas para uma PPR, discutindo suas propriedades mecânicas, vantagens e desvantagens, baseadas nas informações colhidas na literatura.

(5p. 6ref. 8f.) Rev. Fac. Odont. Valença



PREPARO DE CLASSE II, MODIFICADA PARA DENTES SUPORTES DE PRÓTESE PARCIAIS REMOVÍVEIS RESTAURADOS COM AMÁLGAMA 
ZANETTI, A. L. et al. 

O presente trabalho tem por objetivo sugerir algumas modificações no preparo clássico das cavidades classe II de Black (MO, OD, MOD) para dentes que servirão de suportes para P.P.R, ou seja, aqueles elementos que devem receber retentores extra-coronários e apoios oclusais Rebóssio.

(2p. 16ref. 5f.) Rev. Interativo



USO DE RESINA FOTOPOLIMERIZÁVEL EM APOIOS PARA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL
VEDOVATO, E. & BOTTINO, M. A. 

Sabe-se que, por fatores estéticos e mecânicos, os apoios incisais nos dentes anteriores, em próteses parciais removíveis a grampo, deveriam ser substituídos pelos apoios sobre o cíngulo nos dentes superiores ou por apoios na região lingual nos dentes inferiores. Portanto, foi propósito desta revisão apresentar este assunto de forma mais detalhada.

(4p. 15ref. ) Rev. Inst. Ciênc. Saúde




ENCAIXES DE PRECISÃO E SEMI-PRECISÃO; TIPOS E PRINCÍPIOS BIOMECÂNICOS
PAVARINA, A. C. et al. 

As próteses removíveis com encaixe restabelecem função e a estética e proporcionam conforto ao paciente. Neste tipo de prótese a retenção é obtida por meio do atrito entre ás duas partes metálicas que compõem o sistema. 

(5p. 34ref. 4f.) Odont. Clín. / APCD Araraquara



EMPREGO DAS RESINAS FOTOPOLIMERIZÁVEIS PARA OBTENÇÃO OU AUMENTO DA RETENÇÃO DIRETA EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL. KLIEMANN, C. et al. 

Os autores iniciam o artigo conceituando os princípios biomecânicos das Próteses Parciais Removíveis, enfatizando a Retenção. Fazem uma revisão literária de técnicas para obtenção ou aumento da retenção direta e elegem as Resinas Compostas Fotopolimerizáveis como material mais adequado para este fim.

(9p. 28ref. 20f.) PCL: Rev. Bras. Prót. Clín. Labor.


SISTEMA DE ENCAIXE BARRAS ROMPE-FORÇAS
REZENDE, A. B

Após ligeira considerações sobre os princípios que norteiam o Sistema de Encaixe, o presente trabalho defende a construção de próteses removíveis dento ou implanto muco-suportadas, empregando barras rompe-forças para interligar os segmentos dento ou implanto-suportados aos muco-suportados.

(9p. 25ref. 9f.) JBC: J. Bras. Odont. Clínica



RESTABELECIMENTO DO PLANO OCLUSAL E DA OCLUSÃO DOS DENTES POSTERIORES COM MACROAPOIOS EM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL. KLIEMANN, C. et al. 

Os autores mostram uma filosofia de tratamento conservador para o restabelecimento e ajuste do plano oclusal rompido com a utilização dos macroapoios em Prótese Parcial Removível: as fases de seu planejamento, confecção laboratorial e execução clínica.

(9p. 23ref. 18f.) PCL: Rev. Bras. Prót. Clín. Labor.





O QUE DEVEMOS ENVIAR AO LABORATÓRIO PARA CONFECÇÃO DE UMA BOA PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

MODAFFORE, P. M. et al. 

Baseados na revisão da literatura, verificamos que ainda hoje muitos profissionais despendem poucos cuidados no planejamento, execução e, principalmente, orientação laboratorial para trabalhos de Prótese Parcial Removível, comparativamente aos trabalhos de Prótese Parcial Fixa. O artigo mostra o que julgamos ser necessário para orientação do técnico na confecção de uma boa Prótese Parcial Removível. 

(5p. 36ref. 9f.) JBC: J. Bras. Clín. & Estét. Odont.



IMPORTÂNCIA DA HIGIENE ORAL EM PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL CONVENCIONAL, CONJUGADA COM PRÓTESE FIXA E A ENCAIXE

MODAFFORE, P. M. et al. 

Este trabalho destaca a importância da higiene bucal e as formas de realizá-la corretamente em pacientes que possuem Próteses Parciais Removíveis (PPRs) convencionais conjugadas com prótese fixa e a encaixe.

(9p. 31ref. 15f.) PCL: Rev. Bras. Prót. Clín. Labor.



PLANOS-GUIA - REVISÃO DA LITERATURA

NOVELLINO, M. M. & STEGUN, R. C. 

Ao longo dos anos, a Prótese Parcial Removível (PPR) vem sendo construída sem que se dê a importância necessária ao planejamento e aos princípios biomecânicos fundamentais para o preparo dos dentes suportes. Dentre os requisitos a ser considerados, estão as preparações denominadas planos-guia, que serão revisados neste trabalho do ponto de vista clínico.

(9p. 30ref. 11f.) PCL: Rev. Bras. Prót. Clín. Labor.



GRAMPOS CIRCUNFERENCIAIS X AÇÃO DE PONTA EM PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS DE EXTREMIDADE LIVRE

SAMPAIO, T. A. et al. 

A prótese parcial removível constituí-se num método efetivo na reabilitação oral de indivíduos parcialmente dentados, em especial nos casos de extremidade livre, quando planejado corretamente. Desta forma, serão apresentadas as características e indicações de grampos circunferenciais e por ação de grampos circunferenciais e por ação de ponta, além da opinião de diversos autores, com o intuito de auxiliar na realização de um planejamento adequado em casos de classes I e II de Kennedy, objetivando um melhor controle e distribuição das forças transmitidas aos elementos suportes.

(5p. 14ref. 6f.) Rev. EAP / APCD S. J. Campos




PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS DE EXTREMIDADE LIVRE. CRITÉRIOS PARA O SEU PLANEJAMENTO

PAULINO, S. M. et al. 

Para os casos de próteses removíveis de extremo livre, deve-se atentar para o fato da resiliência do rebordo residual, posição dos apoios, retenção indireta, extensão da base, fatores importantes para o êxito na reabilitação oral.

(6p. 37ref. ) Rev. CROMG



OVERLAY - UMA CONDUTA TERAPÊUTICA EM PPR
BONACHELA, W. C. et al. 

Relato de um caso de uma paciente de 26 anos, da raça negra, sem condições econômicas para um tratamento mais dispendioso. A necessidade de reabilitação oral se fazia presente em virtude dos problemas: estéticos, psicológicos e funcional. Diante deste quadro, optou-se pela reabilitação de um trabalho reabilitador versátil com menor envolvimento econômico possível, devolvendo à paciente todo o padrão de normalidade.

(8p. 5ref. 29f.) Odonto Pope



USO RACIONAL DE OVERLAYS EM PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS

FREITAS, R. et al. 

Os AA relatam uma técnica onde conjugam a prótese removível com "overlays", para pacientes com bruxismo, procurando estabelecer novos contatos oclusais.

(4p. 10ref. 8f.) Rev. Gaúcha Odont.




TRATAMENTO PROTÉTICO REABILITADOR COM PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL CONJUGADA À PRÓTESE PARCIAL FIXA UTILIZANDO ENCAIXES DE SEMI-PRECISÃO: RELATO DE CASO CLÍNICO

ITINOCHE, M. K. et al. 

O tema descrito neste trabalho mostra, através de ilustrações fotográficas, as diversas fases de um caso clínico utilizando-se de um plano de tratamento integrado composto de Prótese Parcial Removível conjugada à Prótese Parcial Fixa e de retentores metalo-cerâmicos com encaixe de semi-precisão conectados à armação metálica.

(5p. 6ref. 14f.) PCL: Rev. Bras. Prót. Clín. Labor.

Nenhum comentário: